quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BATALHÃO DE GUARARAPES


O 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz) - Regimento Guararapes - situado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, simboliza para o Exército Brasileiro, antes de tudo, as origens da própria nacionalidade.

      O Brasil ainda não era nação independente, quando, por forte sentimento nativista, o povo brasileiro expulsou o estrangeiro invasor. Tudo teve início nestas plagas nordestinas, ao se fundirem as três raças formadoras da nacionalidade brasileira, em união de culturas antagônicas, retratando com a epopéia de Guararapes o surgimento, a um só tempo, do Exército e da própria Nação Brasileira.


      
Vários séculos se passaram antes de que o chão de Guararapes voltasse a tremer com o vibrar da cadência de tropas militares. Foi em 1934, quando foi criado e instalado no Patronato Barão de Lucena o 29º Batalhão de Caçadores (29º BC). No ano seguinte, o 29º BC já receberia seu batismo de fogo ao combater um dos focos da Intentona Comunista que irrompera no Recife, em 1935 (aqui).

      Neste episódio foram vítimas da traição e de covardes homicídios do Primeiro Tenente Lauro Leão Santa Rosa e o Cabo João de Deus Araújo, mortos no cumprimento do dever. Seguiram-se ao 29º BC outras designações: 30º BC em 1935 e 21º BC em 1940. Sua mais tradicional denominação, porém, só viria um ano mais tarde, quando foi criado o Décimo Quarto Regimento de Infantaria (14º RI) , constituído pelo 21º BC e o 6º BC de Ipameri, Goiás. Em reconhecimento ao elevado valor histórico da região, onde se achava instalado, o Decreto nº 28.319, de 29 de junho de 1950, concedeu ao 14º RI a denominação de "REGIMENTO GUARARAPES", a partir de janeiro de 1975, o então Ministro de Estado do Exército resolveu desativar o 14º RI, dando origem ao atual 14º BI Mtz que, por herdar todas as tradições do velho Regimento, adotou o dia de sua instalação, 1º de julho de 1975, como a data comemorativa do seu aniversário.



      Hoje, o estandarte do Batalhão mantém acesa a chama do espírito imortal de Guararapes, oriundo da fusão de raças e da crença em um mesmo Deus, onde se encontram as origens sagradas da Nação Brasileira, exemplo para o mundo de verdadeira fraternidade. Seu exuberante escudo contém, em campo de ouro, o impávido Leão do Norte revestido de cores que exaltam a integração das três raças formadoras do povo. Na parte superior, existem duas estrelas vermelhas, simbolizando o sangue heróico derramado nas duas vitoriosas Batalhas de Guararapes. O monumento aos heróis da Restauração Pernambucana, inaugurado a 1º de Junho de 1953, é a homenagem eterna da Unidade aos primeiros brasileiros que defenderam a Pátria. O estandarte criado pelo Decreto nº 28.319, de 29 de Junho de 1950, foi ofertado pelo povo e governo de Pernambuco em solenidade cerimônia a 25 de Agosto de 1950, no Parque 13 de Maio, na Cidade do Recife. A 1º de julho de 1964, o estandarte do Regimento foi condecorado com a medalha pernambucana do mérito.


      O 14º BI Mtz pode considerar-se uma Unidade privilegiada em instalações, quer esportivas ou para instrução da tropa. Seu amplo e diversificado parque esportivo, abrange um estádio de futebol com pista de atletismo, áreas para trein circuito, quadras polivalentes e pista de pentatlo militar, oferecendo, assim, condições de pratica de diversas modalidade esportiva. Seu campo de instrução, com mais de 4.014m2, compreende vários tipos de pistas, estande de tiro, açude e se presta para a maioria dos exercícios exigidos pelo objetivo de adestramento.

      Finalizando, possui o 14º BI Mtz uma ampla área de lazer, tendo à sua disposição um grëmio para oficiais e outro para subtenentes e sargentos, onde a Família Guararapes pode desfrutar de piscina, quadras polivalentes e salão de jogos para os seus momentos de recreação.

      O 14º BI Mtz, durante o ano de instrução, experimenta diversas missões, o que exige dos seus integrantes um enorme esforço e dedicação para êxito total. Por localizar-se na área do Grande Recife, é absolvido em ações e eventos importantes do Comando Militar do Nordeste, 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército e 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. Sua Banda de Música é a única do Exército na Guarnição do Recife e, por essa razão, é bastante solicitada para os eventos no âmbito do Comando Militar do Nordeste. É a segunda banda do Brasil em categoria e a maior do Norte e Nordeste. 

      Nos dias atuais, o 14º BI Mtz destaca-se na guarnição do Recife e do Comando Militar do Nordeste, atuando em missões reais que vão desde ações cívico-socias até a defesa integrada e manutenção da ordem interna, em eleições, demonstrando o alto nível de instrução e disciplina do soldado do 14º BI Mtz, soldado este que, é forjado para ter orgulho de bradar em alto tom: PÁTRIA! BRASIL!. -Assim, segue o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, o legado de suas tradições, mantendo acesa a chama dos heróis de Guararapes, pois, "Aqui se aprende a defender a Pátria"!

MARCHA DAS FAMÍLIAS COM DEUS PELA LIBERDADE, CONVOCAÇÃO (aqui)



Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

Filme do 14º BI Mtz 




      

Este foi o resultado da BOMBA que os GUERRILHEIROS E TERRORISTAS explodiram no aeroporto dos Guararapes no Recife. Por que será que a Globo não mostra os ATOS TERRORISTAS cometidos pela turma da Dilma??? Já que eles querem remoer o passado, que mostrem tudo o que foi feito e julguem também os feitos destes bandidos!!!


"O atentado no aeroporto dos Guararapes, Recife, matou duas pessoas e feriu 14...



Oito meses antes do AI-5 um documento do Comando de Libertação Nacional, o Colina, dizia que “o terrorismo, como execução (nas cidades e nos campos) de esbirros da reação, deverá obedecer a um rígido critério político”. Assim, quatro meses antes da edição do AI-5 mataram um major alemão que pensavam ser o capitão boliviano que estivera na operação que resultou no assassinato de Che Guevara. Nessa organização militava, com o codinome de Wanda, a presidANTA BANDILLMA KARABINOVISKY DUCHEFF... Tinha seus 20 anos e nunca foi acusada de ter participado de ação armada."


Via 31 de março 

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 
14BIMTZ FORÇA GUARARAPES COMO VOCÊ NUNCA VIU!