domingo, 21 de dezembro de 2014

10 sobremesas de Natal que se come em outros países


SOBREMESAS DE NATAL NO MUNDO



No Brasil, país de muitas influências internacionais pelo grande número de estrangeiros que imigraram para cá, temos uma imensa variedade de sobremesas natalinas a escolher de acordo com gostos e vontades pessoais. Gostamos dos doces de origem portuguesa como as rabanadaspudins de clara e gemas (quindim grande) ou a torta de nozesmousses de frutasrosca folhada de Natalbolo de especiarias de Natal, sobremesas à base de chocolate e frutas secas, enfim a lista é imensa... Em outros países, no momento das festas, a tradição culinária prefere dar ênfase a outros ingredientes como as frutas secas, as especiarias ou a massa de brioche.
Você está preparado para fazer um passeio por alguns países do mundo? Especialmente para você, fizemos uma lista de algumas sobremesas que se come em outros países que festejam o Natal. Tentamos nos limitar a 10 mas, na realidade, a lista é muito longa! Bom apetite!

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA: PAVLOVA



Esta deliciosa e original sobremesa enfeita as mesas natalinas destes dois países que disputam a criação da mesma. Criada em homenagem à famosa bailarina russa Anna Pavlova, por ocasião de suas apresentações nestes países. As três camadas que a formam lembram o "tutu" das bailarinas. Sobremesa leve, fácil e fresca que pode muito bem ser aproveitada também em nossas ceias.

FRANÇA: BÛCHE DE NÖEL (TRONCO DE NATAL)



Bûche de Noël é uma das sobremesas mais tradicionais da França. Sua tradição remonta ao século XVII e diz a lenda que nesta época escolhia-se um grande tronco de madeira que era colocado na lareira no dia 24 e deveria durar até o dia 25. Suas sombras, fagulhas que se soltavam e cinzas tinham significados diferentes. Foram os pâtissiers franceses que criaram esta sobremesa em forma de tronco para lembrar esta velha tradição. Inicialmente eram sempre recobertos de chocolate estriado para imitar o tronco, mas hoje a criatividade dos grandes chefes têm dado novas versões de acabamento, mas a tradição continua.

BÉLGICA: MASSEPAIN



Massepain é uma pasta feita de amêndoas e é o centro das atenções nas festas de Natal em muitos países. Na Bélgica, por exemplo, eles moldam a massa em forma de porquinhos cor de rosa, batatas (sendo que a cor amarronzada da casca é obtida passando as batatas de marzipã pelo cacau em pó) e frutas que decoram tradicionalmente os pratos destinados às crianças nestas ocasiões. Estas pequenas imagens derretem na boca e se não prestarmos atenção, poderíamos comer vários de uma só vez!
Veja nossa receita de Massepain ou Marzipã, em português!

INGLATERRA: CHRISTMAS PUDDING



Em torno desta sobremesa à base de frutas cristalizadas e farinha de pão fresca existe todo um ritual! Na verdade é preciso prepará-lo com algumas semanas de antecedência, (ou no máximo, no último domingo que antecede o evento) e, no momento de fazê-lo, cada membro da família deve fazer um voto, exprimir um desejo! É um bolo muito perfumado que fica delicioso acompanhado de um "Brandy Butter". Veja nossa receita de christmas pudding.

ESPANHA: MANTECADOS E POLVORONES



Na Espanha, nos deliciamos comendo os pequenos amanteigados no momento das festas. Os Mantecados e os Polverones são originários da Andaluzia mas são consumidos em toda a Espanha e já ultrapassaram fronteiras. Eles têm o aroma da canela e são degustados com grande prazer acompanhando um chá bem fumegante, para lutar contra o frio desta época naquele país.

POLÔNIA: MAKOWIECK



Na Polônia, existe um brioche enrolado com sementes de papoula que se chama Makowieck. Ele é super fofo e seu gosto se casa muito bem com aquele do "kompot", isto é, uma bebida sem álcool à base de frutas que são colocadas em infusão em água açucarada.

PORTUGAL: BOLO REI



As mesas de Natal em Portugal são ricas em coisas deliciosas para se comer. Uma das sobremesas mais típicas é o "Bolo rei", o bolo dos reis Magos. Mesmo se ele lembra a Epifania, é comido no Natal. Mais uma vez, são os amantes das frutas secas e cristalizadas que vão se deliciar. Outros poderão escolher entre a imensa variedade de doces como o famoso arroz doce aromatizado com canela por cima (e o leite fervido com uma folhinha de laranjeira... delícia!).

GRÉCIA: KOURABIEDES



Este docinhos de amêndoas polvilhados com açúcar de confeiteiro, que podem ser redondos ou em forma de meia lua, são quebradiços e se fundem maravilhosamente na boca. De acordo com as receitas de família, podem ser aromatizados com água de rosas ou flor de laranjeira. São biscoitinhos que se come durante todo o mês de dezembro e mesmo no Ano Novo na Grécia.

ITÁLIA: PANDORO



Além do tradicional e internacional Panettone a Itália tem outro tipo de brioche que faz particularmente loucura entre as crianças. Na verdade, o Pandoro (brioche originário de Veneza) constituem frequentemente uma alternativa perfeita para todos aqueles que não gostam de frutas cristalizadas ou passas do Panettone. Fica delicioso com bastante açúcar de confeiteiro.

ALEMANHA: LEBKUCHEN



pão de especiarias também é um dos protagonistas do período de Natal. De acordo com as regiões, podemos comê-lo com geleia ou coberto com um glacê de chocolate. Basta dar uma mordida num pedaço de Lebkuchen para se ter impressão de estar perambulando em um dos mercados de Natal na Alemanha!

Sobremesas de Natal

SOBREMESAS DE NATAL


A tradição das sobremesas de Natal é respeitada, na maioria das vezes. Nós temos influências portuguesas, francesas, alemãs enfim toda a gama de receitas de doces e bolos que vieram com os imigrantes de outros países. Assim sendo, podemos escolher entre as mais tradicionais, de nossos avós ou as mais recentes influenciadas pela nova gastronomia.

Gelatina

GELATINA


Ah! A nossa tradicional e velha gelatina... No Natal ela se transforma em inúmeras sobremesas que, em nosso clima quente, caem muito bem por serem deliciosas, refrescantes e leves. Além disso, como são coloridas e alegres!
Bolo de Natal

BOLO DE NATAL

Outra sobremesa que também faz parte de nossas mesas natalinas, são os bolos de Natal que, dependendo de sua cobertura ou ingredientes, são servidos como sobremesa ou para o café da manhã ou lanche da tarde.
Mousses

MOUSSES

Leves e geladas as mousses são uma ótima opção para as sobremesas de Natal, desde a tradicional mousse de chocolate até as mais variadas mousses de frutas. Você pode escolher entre elas a que mais lhe agradar ou convier e pode ter certeza de que você agradará a todos os paladares.
Tronco de Natal

TRONCO DE NATAL

O tronco de Natal, de tradição europeia, entrou em nossas mesas natalinas por ser de fácil execução, deliciosos e enfeitam nossas mesas. Nosso tradicional rocambole vira uma sobremesa de Natal  requintada, normalmente recoberta com chocolate, o que faz a alegria dos chocólatras! 

Panettone e Sorvetone

PANETTONE E SORVETONE

panetonne faz parte de nossa tradição natalina e é degustado durante todo o mês de dezembro e mesmo antes e depois das festas de fim de ano. Nosso clima quente fez com que ele fosse incrementado com sorvete, para se transformar em uma sobremesa mais leve e refrescante. 
Pudim e suas variantes

PUDIM E SUAS VARIANTES

Uma de nossas sobremesas mais tradicionais, mesmo fora do Natal, são os pudins. Quem não se delicia com um simples e clássico pudim de leite condensado? No Natal, surgem variações em torno desta sobremesa e que fazem a delícia de crianças e adultos! Nossa lista de receitas de pudins é imensa, mas vamos lhe dar algumas sugestões!
Frutas

FRUTAS

Nosso clima tropical nos convida a usarmos e abusarmos das sobremesas leves e frescas. Não podemos dispensar as frutas como uma excelente opção para terminar uma ceia. Uma linda bandeja de frutas variadas vai embelezar nossa mesa. Nesta época do ano ainda temos a complementação de frutas importadas que dão um colorido e um sabor diferentes, isso sem falar na clássica salada de frutas
Tortas em geral

TORTAS EM GERAL

Entre as muitas tortas  de Natal, as tortas de nozes, as de frutas cristalizadas e chocolate são as preferidas. Nós temos inúmeras receitas destas tortas e você vai poder escolher a que mais lhe convier. Algumas sujestões:
Rabanadas ou Fatias Douradas

RABANADAS OU FATIAS DOURADAS

A  rabanada ou fatias douradas é uma das sobremesas mais tradicionais em nossa mesa de Natal. Ela pode ser servida como sobremesa na ceia ou almoço de Natal ou mesmo no lanche da tarde. Não há quem não adore uma boa rabanada, apesar de ser bem calórica...
Frutos secos e castanhas portuguesas

FRUTOS SECOS E CASTANHAS PORTUGUESAS

Nesta época do ano, vemos as gôndolas de supermercados cheias de opções de frutos secos e das famosas castanhas. São calóricos, mas quem resiste? Um Natal sem estes frutos fica um pouco sem colorido. Não vamos nos privar, afinal é só no final do ano que abusamos um pouco destas delícias...

  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook 

ESPETACULAR! Lyoto nocauteia CB Dollaway em um minuto no UFC Barueri

Lyoto aplica chute que acabaria com a luta logo no primeiro round - Jéssica Portasio
Valeu a pena ter ficado acordado até as 4h da madrugada de domingo (21) para ver a luta principal do UFC Barueri. Em apenas 1min02s do primeiro round, Lyoto Machida nocauteou o americano CB Dollaway e presenteou os fãs que compareceram ao Ginásio José Corrêa.
Após começar a luta com o seu tradicional jogo de carateca, onde espera o adversário tomar a postura de ataque, Lyoto esperou o momento certo e acertou um chutaço que explodiu nas costelas do de Dollaway. O americano sentiu demais o golpe, recuou e apenas tentou se proteger dos socos que o baiano desferia até o árbitro interromper o combate. Ainda dentro do octógono, Lyoto mostou que ainda mira o cinturão dos médios (84 kg) que hoje pertence a Chris Weidman.
"Queria agradecer a todos que vieram de longe. Muito obrigado por virem aqui e pelo carinho. CB é um cara duro, mas meu golpe entrou e ele sentiu. Ele merece o nosso respeito. Estou esperando Dana White decidir quem é o próximo porque o meu objetivo ainda é o cinturão", declarou o vencedor.
Atual número 4 do ranking dos médios, Lyoto Machida possui um cartel de 22 vitórias e cinco derrotas no MMA. Ex-campeão dos meio-pesados (93 kg), ele disputou também o cinturão dos médios, mas perdeu por decisão para Weidman em julho deste ano. Essa vitória diante de Dollaway recoloca Lyoto no bolo dos melhores da categoria e faz o brasileiro sonhar em ainda ganhar nova chance pelo título.
CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida venceu CB Dollaway por nocaute no primeiro round;
Renan 'Barão' venceu Mitch Gagnon por finalização (katagatame) no terceiro round;
Patrick Cummins venceu Antonio 'Cara de Sapato' por decisão unânime dos juízes;
Rashid Magomedov venceu Elias Silvério por nocaute no terceiro round;
Erick Silva venceu Mike Rhodes por finalização (triângulo de braço) no primeiro round;
Daniel Sarafian venceu Junior 'Alpha' por intervenção médica (dedo quebrado) no segundo round.

CARD PRELIMINAR
Marcos 'Pezão' venceu Igor Pokrajac por nocaute no primeiro round;
Renato 'Moicano' venceu Tom Niinimaki por finalização (guilhotina) no segundo round;
Hacran Dias venceu Darren Elkin por decisão unânime dos juízes;
Leandro Issa venceu Ulka Sasaki por finalização (crossface) no segundo round;
Tim Means venceu Márcio 'Lyoto' por decisão dividida dos juízes;
Vitor Miranda venceu Jake Collier por nocaute no primeiro round.

  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões  Me Adicione no Facebook