quinta-feira, 16 de abril de 2015

4 dicas sobre como agir quando tentam "puxar seu tapete"

SÃO PAULO – Para ter um bom ambiente de trabalho é indispensável que as pessoas exerçam suas funções de maneira plena e efetiva.
No entanto, é muito comum ouvir casos de pessoas que tentam “puxar o tapete” de seus colegas de trabalho. Às vezes, esse tipo de profissional é difícil de identificar e está presente nos mais diversos setores.
Segundo a diretora de projetos da empresa Outliers Careers, Madalena Feliciano, por diversas vezes, a vontade de prejudicar alguém vem da inveja que pode ser despertada em uma pessoa que percebe que seu colega se sai melhor no trabalho, consegue bater as metas com mais facilidade e tem um bom relacionamento com clientes, por exemplo.
"No mercado imobiliário, por exemplo, é comum casos como este, em que a facilidade de se comunicar com um cliente e efetuar a venda pode  causar um sentimento de irritação no colega ao lado, que não possui as mesmas características", afirma.
Apesar de ser difícil, é possível identificar quando uma pessoa toma certas atitudes propositalmente, para prejudicar a outra. Veja algumas atitudes que podem ser tomadas quando alguém tenta puxar o seu tapete:
1 - Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como se fosse autoria de outros
Para se prevenir contra esse tipo de situação, a coisa mais segura a se fazer é enviar e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outros, inclusive para o chefe. Madalena orienta evitar "cópia oculta", pois mostra que você está fazendo as coisas de maneira correta. "Caso alguém tenha roubado seu trabalho ou ideia, faça perguntas, por exemplo, a seu chefe, de maneira que ele se questione sobre a real autoria do projeto. Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito", explica.
2 - Quando falam mal de você
A coach afirma que falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude, se foi algo que você possa ter feito sem querer, etc. "Outras atitudes, como falar para seu chefe, ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade", pontua.
3 - Quando tentam excluí-lo de projetos
Nesse caso, o melhor a fazer é puxar a pessoa de lado, seja em um café ou almoço, e perguntar o que houve, e por que você não participará do projeto. "Às vezes, existe uma boa razão pra isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem”.
4 - Quando tentam passar por cima de você
Neste caso, o comum é a pessoa inventar coisas como, por exemplo, que tentou entrar em contato para pedir uma opinião sobre um projeto, ou convidou-o para participar de algo, mas você recusou. "Nesta situação, comece a questionar, o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele", finaliza. 
  
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário