quarta-feira, 20 de maio de 2015

Obama vai proibir fornecimento de alguns equipamentos militares às polícias locais

Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Ferguson, Missouri, após decisão do júri de não indiciar um policial pela morte de Michael Brown, um jovem negro desarmado - 24/11/2014
Policial com aparato militar em Ferguson, no Missouri. O governo quer limitar o acesso de forças de segurança locais a munições de grosso calibre, veículos blindados, granadas, uniformes blindados e outros materiais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá restringir o fornecimento de equipamentos militares aos departamentos de polícia locais, informou a Casa Branca, nesta segunda-feira. A ação é parte do esforço de Obama para aliviar as tensões entre minorias a as forças policiais, em evidência desde as crises em Baltimore e em Ferguson. Segundo o jornal The New York Times, o anúncio é uma surpresa, mesmo depois de nove meses de protestos contra as mortes de homens negros por policiais.
Segundo o comunicado da Casa Branca, o governo federal deixará de financiar e fornecer veículos resistentes a explosivos - parecidos com os tanques do exército -, armas de fogo e munições de calibre superior a .50 milésimos de polegada (cerca de 14,4 milímetros), granadas, baionetas e uniformes camuflados. O governo irá estudar também maneiras de recuperar os equipamentos que já foram distribuídos.
Além disso, outros equipamentos terão um controle mais rígido, como os veículos protegidos contra emboscadas e escudos. A partir de outubro, a polícia terá de obter aprovação de seu conselho da cidade, prefeitura ou de algum outro órgão de governo local para o uso desses equipamentos, apresentando uma justificativa convincente. A medida visa, principalmente, a reconstruir a confiança das comunidades minoritárias com a polícia. O anúncio precede a visita de Obama a Camden, em Nova Jersey, uma das cidades mais pobres e violentas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário