quarta-feira, 24 de junho de 2015

Debates Brasilianas.org - A crise dos governos de esquerda na América Latina (TV Brasil) 02.03.2015




Publicado em 11 de mar de 2015
Estaríamos prestes a assistir uma guinada a favor dos movimentos de direita? 

Há cerca de duas décadas o mundo assistia a ascensão de partidos de esquerda tomando os governos da América Latina. A primeira década de trajetória da esquerda na Venezuela, Brasil, Argentina, Equador e Bolívia resultou na redução da miséria e aumento de políticas de inclusão e do Produto Interno Bruto. Todos eles foram reeleitos e conseguiram fazer seus sucessores. Mas algo deu errado e a curva de crescimento se inverteu. 

Atualmente a maioria dessas nações enfrenta crises de cunho político-econômico. E, em 2014, a América Latina registrou a menor taxa de crescimento dos últimos cinco anos, conforme avaliação da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Os países que prejudicaram esse crescimento foram, principalmente, Brasil, Argentina e Venezuela. Por outro lado, Bolívia e Equador continuaram a expandir o crescimento, recebendo, inclusive, elogios da comunidade internacional, mas ainda assim enfrentam crises políticas internas. 

Para compreender os fatores que resultaram nesse cenário o apresentador do Brasilianas.org, Luis Nassif, recebe o doutor em sociologia e professor da EACH-USP, Wagner Iglecias; o professor do curso de Relações Internacionais da UFABC, Igor Fuser e o doutor em ciência política pela UnB e colunista do portal Carta Maior, Antônio Lassance. 

Apresentação: Luís Nassif
Direção: Pola Galé
Pauta: Lilian Milena

 

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário