segunda-feira, 8 de junho de 2015

ÊXODO NO MEDITERÂNEO



Publicado em 7 de jul de 2014

Êxodo da população síria provoca crise de refugiados pelo mundo.
Além de países próximos, como Jordânia, Turquia e Líbano, população síria tem migrado para a Europa.

Cerca de 80 quilômetros ao sul da costa da Sicília, o barco de refugiados apareceu pela primeira vez como um ponto cinza no horizonte, subindo e descendo no ritmo das vagas do Mediterrâneo. Em seguida, quando um barco de resgate da guarda costeira se aproximou, a pequena embarcação pôde ser vista por completo, assim como a figura frágil de um homem, em pé no barco, acenando com um lençol branco.

À deriva no mar, o barco singrava com cerca de 150 sírios que fugiam da guerra. Traficantes os haviam deixado sozinhos com um telefone via satélite e um número de emergência na Itália: Nos salvem, pediram para os italianos antes que a bateria do telefone acabasse. Nós estamos perdidos.

O capitão Roberto Mangione disse para todos ficarem calmos enquanto ele posicionava o barco da guarda costeira ao lado da traineira. Os sírios, pálidos e cercados, começaram a bater palmas. Eles estavam no mar há seis dias, tomando uma água fétida e resistindo a terríveis tormentas. Uma mulher chamada Abeer, confusa e exausta, pensou: finalmente, a salvação.

— Eu já não tinha mais nada na Síria. Trouxemos apenas uns aos outros para a Europa —, explicou depois de subir no barco de resgate. Ela fugiu com o marido e três filhos adolescentes.

O êxodo sírio se tornou uma das crises de refugiados mais graves do mundo nas últimas décadas. Mais de dois milhões de pessoas fugiram da guerra civil na Síria e se instalaram na Jordânia, Turquia e no Líbano. Entretanto, desde o verão deste ano, os refugiados também começaram a ir à Europa, gerando durante semanas uma crise humanitária no Mediterrâneo. Ao longo de cinco meses, a guarda costeira italiana resgatou milhares de sírios e ainda outras centenas de imigrantes -- incluindo muitos sírios -- morreram em dois grandes naufrágios em outubro.

Para muitas pessoas, chegar à Europa seria apenas o início de outra jornada difícil. Depois de arriscarem suas vidas na esperança de se assentarem no norte da Europa, muitos sírios se viram presos no sul, vivendo ilegalmente na Itália, fugindo da polícia enquanto tentam cruzar sorrateiramente as fronteiras e viajar para o norte em busca de asilo.

Em Milão, a capital financeira e um centro de transição próximo à fronteira norte da Itália, os sírios começaram a chegar em agosto e não pararam de vir até o fim de novembro, quando os refugiados passaram a se abrigar na estação central de trem, gerando um dilema para as autoridades: prendê-los ou ajudá-los?

— Este é um caso de emergência humanitária — , afirmou Pierfrancesco Majorino, vereador de Milão, no fim de outubro.

Cortesiad as Imagens: AFP
Crédito: W1TV

  

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário