sábado, 20 de junho de 2015

MP apura se outros seis clubes de São Paulo exigem que babá use branco

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai apurar se outros seis clubes de classe média alta de São Paulo, além do Pinheiros, vetam a entrada de babás se elas não estiverem usando roupas brancas.

Conforme a BBC Brasil informou, o MP abriu um inquérito civil contra o Clube Pinheiros para saber se instituição incorreu em prática discriminatória ao fazer a exigência.
Juntamente com o inquérito, o MP expediu ofícios aos clubes Hebraica São Paulo, Paulistano, Paineiras do Morumby, Harmonia Tênis Clube, Esporte Clube Sírio e SPAC ─ Clube Atlético São Paulo (conhecido como clube dos ingleses).
Os seis clubes foram consultados pela BBC sobre a regulamentação em relação à entrada de babás.
O Paulistano (Club Athletico Paulistano), confirmou que é necessário o uso de uniformes brancos por babás.
"A entrada de qualquer pessoa que não seja sócia deve ser feita de acordo com as normas estatutárias, normas e regras que regem todo o funcionamento do clube, em suas dependências, e que incluem regras sociais, costumes e usos, de conhecimento dos associados", informou.
A direção do Paulistano esclareceu ainda que exceto os sócios e seus convidados, todas as outras pessoas que entram no local devem usar uniformes de acordo com suas atividades profissionais.
Segundo o clube, a regra vale para profissionais que trabalham em suas dependências (tais como ascensoristas, professores, salva-vidas e garçons), sejam eles funcionários diretos do clube ou não.
"Trata-se única e exclusivamente de cumprimento de resolução normativa, apresentado e aceito pelos sócios no momento de sua entrada na centenária agremiação esportiva".
Já o clube Paineiras informou que "as vestimentas das babás ficam a critério do associado, ou seja, o empregador da babá" e que as babás devem apenas a usar um crachá feito previamente pelo associado.
O clube informou ainda que as babás "só podem entrar na piscina do playground acompanhando os bebês e crianças até 7 anos."
No Sírio, não há qualquer tipo de restrição em relação às roupas das babás, conforme o clube informou à reportagem, acrescentando ainda que foi feita uma campanha há cerca de três anos para orientar os sócios a pedirem que elas usassem "trajes de babás".
Os clubes Hebraica, Harmonia e SPAC não comentaram o caso.

Normas internas

Na véspera, o Clube Pinheiros havia confirmado à BBC Brasil que a obrigatoriedade do uso de roupas brancas pelas babás era uma prática regulamentada em normativa interna, afirmando que "assim como é comum em organizações a utilização de uniforme e crachá, o Pinheiros adota o mesmo tipo de sistema".
O Pinheiros também confirmou a existência de algumas partes do local que são proibidas às babás. "Existem áreas, como piscina e locais de eventos, que possuem regras específicas para o acesso, podendo ser reservadas exclusivamente aos associados. O clube ainda ressalta que repudia qualquer tipo de preconceito ou discriminação de qualquer caráter."
A promotora responsável pelo inquérito, no entanto, discorda da visão do clube.
"Ao exigir o uso de determinada roupa pelas babás, o clube pretende marcar as pessoas que estão no local, circulando entre os sócios, mas que pertencem a outra classe social", afirmou Beatriz Helena Budin Fonseca à BBC Brasil, ressaltando que outros acompanhantes dos sócios, como parentes, não são obrigados a usar branco.
"A discriminação é evidente porque viola os princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. A regra é discriminatória."
Após os clubes responderem aos ofícios com os esclarecimentos solicitados pela promotora, o Ministério Público vai decidir se entrará com uma ação pública. Outra possibilidade seria a realização do chamado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um instrumento jurídico no qual os clubes assumiriam o compromisso de ajustar suas regras conforme solicitado, sob risco de sofrerem sanções (normalmente multas).
Leia mais: Clube que obriga babá a usar branco é alvo de investigação do MP

COMENTÁRIOS DO BLOG:


Ministério Público VTC! 


Quero saber se as vadias dos Ministérios Públicos vão poder ir vestidas como elas são de verdade?

Quero saber se esses covardes do MP vã tirar as burkas do Brasil (aqui)?




Se assim for devem se retirar as fardas dos: Colégios, Empresas Comerciais e Industriais, Empresas Publicas, Hospitais. Polícias e etc. Desta maneira não teremos mais "preconceitos". Minha opinião pessoal: Penso que vai virar uma Zorra Total.

Será que não temos algo mais importante para fazer? Tanta coisa mais importante e nós aqui discutindo algo que sempre foi e será assim. Já imaginou Juiz sem Toga, Advogado sem paletó, Médico sem jaleco, Policial e Bombeiro sem farda, aluno sem farda e etc... Como ficará o mundo?

Desde que o mundo é mundo, que o fardamento ou vestimenta das pessoas é que define a sua profissão e mesmo posição social ou de que região é e em qual estação do ano nos encontramos.
Em muitos lugares, até por uma questão de bom senso e ritos sociais é indicado previamente que, qual e como cada tipo de rouba usar. Que tal as putas do MP irem trabalhar de calcinha?

Babá é uma profissional, igualzinha as que já citei!!!
Agora o Ministério público quer as pestes vestidas para o Funk?

"Parabéns ao Ministério Público de São Paulo" por não investigar as quadrilhas e correr atrás das babás (?!) 

MP... investigue também os uniformes escolares que, superfaturados, são eleitoreiros.

Investiguem as empresas que colocam uniformes horríveis e nos obrigam a fazer propaganda gratuita com logomarcas e, investiguem o "campo de concentração" dos tribunais que nos obriga de forma autoritária, usar vestimentas que eles exigem. 

Que tal eu poder ir a um tribunal de bermuda, chinelo e camiseta? Assim não olharia os juízes como senhores feudais da lei, arbitrários, arrogantes, donos da verdade e o principal: Fora do alcance das leis (aqui)
E, ainda com salários absurdos (aqui)

Se o Ministério Público se concentrasse em coibir a corrupção que grassa na país inteiro teria um reconhecimento histórico. Em Curitiba, graças ao MP, a passagem de ônibus que é comprada antecipadamente e paga com cartão, subiu de 3,15 para 3,30. Deve ser o único local do mundo em que a passagem comprada antecipadamente custa o mesmo preço que aquela comprada na hora do embarque!!!

MP de São Paulo tem passado de envolvimento com drogas

Pois é, quando a Prefeitura de São Paulo começou o combate a cracolândia o Ministério Público aplicou uma multa de 40.000,00 Reais, por dia, para a Prefeitura parar de combater a droga craque.

  

Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário