domingo, 5 de julho de 2015

Como o arco-íris é formado, e o que o símbolo quer dizer?


O arco-íris sempre teve uma importância cultural e até mesmo religiosa, servindo como um sinal de paz, felicidade, amor e boa fortuna. A mitologia irlandesa afirma que no final de um arco-íris há um grande pote de ouro. Na verdade, você não pode nunca atingir fisicamente o fim de um arco-íris. Isso é piada do leprechaun.
Essas exibições coloridas de luz têm desempenhado um papel em várias tradições, porque são visualmente muito deslumbrantes. No entanto, eles não são o produto de algo mágico ou complicado. A sua criação é o resultado de alguns processos simples que ocorrem na atmosfera da Terra. Os arco-íris envolvem alguns dos mesmos princípios que criam outras telas ópticas fantásticas no céu, como o nascer e o pôr do sol.
Os dois elementos principais de um arco-íris em larga escala são a luz solar e gotas líquidas de água na atmosfera da Terra. Quando a luz do sol entra numa gota de água, ela é refratada, ou curvada, à medida que passa pela água. A refração da luz é parte do motivo de uma imagem ficar distorcida quando se olha para ela por um copo de água.
Quando um arco-íris é criado, a luz que entra na gota é refratada em ângulos diferentes, dependendo do comprimento da onda. Uma vez que o comprimento de onda da luz visível está diretamente relacionado à cor que observamos, esta essencialmente dispersa o espectro de luz visível em faixas de cores diferentes. Quando a luz é refletida de volta para o outro lado da gota de água, um arco-íris é formado. Portanto, faz sentido que você (o observador) deva estar em um local entre o sol e as gotas de água e que precisa estar em um ângulo de visão específico (em torno de 42 graus para a maioria dos arco-íris) a fim de poder observar o arco-íris. Não adianta tentar encontrar o pote de ouro. O arco-íris parecerá se afastar enquanto você se aproxima dele.
Os pingos de chuva são circulares, então por que não o arco-íris não é circular? A Terra fica no caminho. É por isso que vemos um arco em vez de um círculo completo. A outra metade da luminosidade colorida é bloqueada pelo chão. Em um ângulo de sol mais baixo, você pode capturar uma parcela maior do círculo.

Alguns dos diferentes tipos de arco-íris que ocorrem:
Arco-íris duplo composto de um arco-íris primário, com vermelho na parte superior, violeta no interior e um arco-íris invertido acima dele com o vermelho no interior e violeta do lado de fora. Isso é causado pela reflexão da luz dentro de duas gotas de água.
Os arco-íris gêmeos são extremamente raros e passam por um processo mais complicado. Esses pares coloridos originam-se da mesma base, mas devido a pingos de chuva caindo em várias velocidades e tamanhos, dois arcos são vistos juntos. Ao contrário do arco-íris duplo, as cores dos arcos gêmeos permanecem na mesma ordem.
O arco-íris branco tem um padrão de desenvolvimento semelhante à maioria dos arco-íris, mas as gotas de água são muito menores e finas. Isso faz com que as cores venham a ser relativamente fracas, mas possam aumentar em brilho se houver luz solar suficiente para se acrescentar à mistura. Um processo semelhante ocorre quando a luz solar passa pela névoa na base de uma cachoeira. O arco-íris lunar também é uma possibilidade, mas é difícil para os humanos perceberem as cores na iluminação muito fraca, de modo que muitas vezes não podemos vê-los.
Curiosidades sobre o arco-íris
  • O observador deve ter suas costas voltadas para o sol a fim de ver um arco-íris de forma clara. Isso ocorre porque o arco de um arco-íris fica diretamente na direção oposta ao sol.
  • Os arco-íris primários sempre apresentam as mesmas cores visíveis, de cima para baixo: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As cores só aparecem em bandas por causa da incapacidade do nosso cérebro captar todo o espectro de cores que a luz produz. Nenhuma das bandas realmente existe, o arco representa uma transição suave em todos os comprimentos de onda do espectro visível.
 
Esses camaradas são os maiores propagadores do comunismo no mundo (aqui)

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Me Adicione no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário