quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Putin ordena destruição de alimentos ocidentais


O presidente russo, Vladimir Putin


São Paulo - A Rússia está em uma crise econômica profunda, mas isso não significa que Vladimir Putin vá ceder em seu embate com boa parte do mundo desenvolvido.
Nesta quarta-feira, o presidente russo assinou um decreto ordenando a destruição de alimentos que tenham entrado no país em violação das restrições estabelecidas há cerca de um ano.
“Produtos agrícolas, matérias-primas e itens alimentícios exportados para o território da Federação Russa de um país de origem que tenha imposto sanções contra entidades legais e/ou indivíduos russos ou que tenha aderido a estas decisões, e que estão banidos de entrar no território da Federação Russa estarão sujeitos à exterminação a partir de 06 de agosto", diz o texto.

De acordo com o site Russia Today, ligado ao governo, a medida foi proposta na semana passada pelo Ministro da Agricultura, Aleksandr Tkachev, para que houvesse uma forma da alfândega destruir o contrabando e não precisar retorná-lo ao país de origem.
Um procedimento será estabelecido e estão excluídas comidas trazidas por cidadãos para uso pessoal com documentação adequada. 
Histórico
Um mercado negro se estabeleceu desde agosto de 2014, quando a Rússia proibiu por um ano a importação de alimentos de Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Canadá e outros países. Até o McDonald's virou alvo e o prazo foi estendido recentemente por mais 6 meses.
A proibição foi uma resposta às sanções estabelecidas por estes países para pressionar e punir a Rússia por causa da anexação da Crimeia e o suporte aos grupos separatistas no leste da Ucrânia. 
As sanções e a queda dos preços do petróleo causaram desvalorização forte do rublo e colocaram a Rússia em uma recessão ainda mais profunda do que a brasileira, com a pobreza atingindo níveis críticos.
A proibição dos alimentos ocidentais agrava uma inflação que já passa de dois dígitos e incomoda uma população acostumada com a disponibilidade dos queijos e vinhos estrangeiros.
Mas a popularidade de Putin continua nas alturas e as sanções podem vir a ser relaxadas em um futuro próximo. A Europa também está em crise e seus agricultores não ficaram satisfeitos com a perda desta fatia de mercado, que migrou para países como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário