sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Universidade Russa da Amizade dos Povos


Campus principal da Universidade Russa da Amizade dos Povos

Universidade Russa da Amizade dos Povos (em russo: Российский университет дружбы народов, РУДН) é uma instituição de ensino e pesquisa localizada no sul de Moscou e uma das mais prestigiosas universidades da Rússia, juntamente com a Universidade de Moscou e a Universidade de São Petersburgo.
A universidade foi fundada em 5 de fevereiro de 1960, no auge da Guerra Fria, pelo então dirigente soviético Nikita Khrushchov, para proporcionar educação de qualidade a preços muito baixos, principalmente para jovens do Terceiro Mundo - principalmente de países da Ásia, África e América Latina. 65% dos 7.000 alunos eram estrangeiros. Destes, um dos mais famosos foi o Illich Ramírez, conhecido como Carlos o Chacal.
Originalmente chamava-se Universidade da Amizade dos Povos (em russo: Университет дружбы народов им. Патриса Лумумбы). Em 22 de fevereiro de 1961, passou a chamar-se Universidade de Amizade dos Povos Patrice Lumumba (UAPPL), em memória do líder guerrilheiro e depois primeiro-ministro (1960-1961) do CongoPatrice Lumumba, deposto por um golpe militar articulado pela CIA e posteriormente assassinado por rebeldes separatistas.
Em 5 de fevereiro 1992, a universidade passou a chamar-se Universidade Russa da Amizade dos Povos – Instituto Estatal de Educação Superior (PFUR), vinculada ao governo da Federação Russa .
Entre os 700 mil estrangeiros que estudaram na UAPPL, mais de mil eram brasileiros – a maioria ligada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Através da União Internacional de Estudantes (UIE) era feito o encaminhamento de estudantes do Brasil para a UAPPL.
Segundo João Prestes, filho de Luís Carlos Prestes e ex-aluno da instituição,"A universidade formava quadros técnicos (médicos, advogados, engenheiros), sem viés político. O problema era a volta ao Brasil. Muitos tiveram dificuldade para reconhecer seus diplomas, pois havia uma circular secreta do Ministério da Educação determinando o não-reconhecimento dos cursos feitos lá".
Quase tudo era custeado pelo Estado soviético - passagem aérea, livros, hospedagem. Também era concedida uma pequena mesada equivalente a cerca de 80 dólares.
Depois da queda do comunismo, com o fim dos subsídios, a universidade, além de mudar o nome, deixou de ser gratuita. A anuidade é de aproximadamente USD 2,5 mil. Em 2003, Universidade da Amizade dos Povos tinha cerca 15 mil estudantes e, embora sucateada, continuava a atrair alunos estrangeiros, principalmente da China. No entanto, a maioria dos estudantes atualmente é russa.
Durante a Guerra Fria, os serviços secretos do Ocidente, como a CIA e o MI5, acreditavam que a universidade fosse um aparelho destinado ao treinamento de quadros da KGB.
Atualmente, mais de 97.000 egressos da universidade trabalham em 165 diferentes países. A universidade tem 57 programas com cerca de 33.000 estudantes (incluindo pós-graduados e trainees). Cerca de 13.500 dos estudantes matriculados são de fora da Federação Russa; mais de 1.000 são de regiões autônomas, dentro da Federação Russa.

COMENTÁRIO DO BLOG:

Portanto quando te fizerem a pergunta de qual foi a universidade feita por ateus e o que ela ensinava você já tem a resposta.



- A Santa Ignorância (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário