segunda-feira, 7 de setembro de 2015

9 FILMES QUE AJUDARÃO VOCÊ A CRESCER PROFISSIONALMENTE


Pipoca


Lições com pipoca

São Paulo - Cinema tem tudo a ver com inspiração. Pensando nisso, EXAME.com elaborou uma lista de filmes com lições, personagens e histórias que podem servir como referência para quem quer crescer na carreira.
Para tanto, consultamos Stefania Giannoni, diretora da SLG Desenvolvimento de Pessoas. Veja nossas sugestões a seguir:


Cena do filme "Menina de ouro" (Warner Bros.)

Menina de ouro

Maggie se dedica ao boxe de corpo e alma. Para conquistar o sonho de virar uma grande estrela do esporte, conta com o apoio e a amizade do duro treinador Frankie.
O que extrair do filme? A determinação e a resiliência de Maggie são exemplares - e valem para superar os tropeços que acontecem em qualquer carreira. “A personagem ouve muitos nãos no decorrer do filme, mas nenhum deles consegue demovê-la de seus objetivos”, diz Stefania Giannoni, especialista em desenvolvimento de pessoas.
Menina de ouro
Gênero: 
Drama
Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2004


Invictus

Invictus

O presidente sul-africano Nelson Mandela tenta reintegrar um país dividido pelo apartheid. Para que a nação volte a se ver como uma só, ele confere à seleção nacional de rugby a missão de vencer a Copa do Mundo de 1995.
O que extrair do filme? Para atingir nossos objetivos, muitas vezes precisamos agir coletivamente. O conceito de “time” ilustrado no drama é essencial para um bom profissional. “Entender a importância do trabalho em grupo é fundamental para se desenvolver”, afirma a consultora Stefania Giannoni.
Invictus
Gênero: Drama
Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2009

Cena do filme "Se eu fosse você" (Globo Filmes)

Se eu fosse você

O casal Cláudio e Helena briga rotineiramente por conta de suas diferenças. Do dia para a noite, acordam com os corpos trocados e redescobrem o mundo através dos olhos um do outro.
O que extrair do filme? A comédia ilustra a importância da empatia para as relações, inclusive profissionais. “Quando nos colocamos no lugar do outro, seja um colega ou chefe, evitamos brigas desnecessárias e construímos um ambiente de trabalho mais produtivo”, afirma a consultora.
Se eu fosse você
Gênero: Comédia
Diretor: Daniel Filho
Ano: 2006

Meu nome é Radio

Meu nome é Radio

O treinador Jones acolhe em seu time um jovem com necessidades especiais. “Radio”, como é conhecido o garoto, é apaixonado por futebol americano, mas sofre com a indiferença dos demais.
O que extrair do filme? A trama aborda a importância de aceitar e valorizar a diversidade. Segundo Stefania, o paralelo com o mundo do trabalho é claro. “Como no caso do garoto do filme, nossos limites podem ser minimizados quando aceitos pelos outros e por nós mesmos”, explica.
Radio
Gênero: Drama
Diretor: Michael Tollin
Ano: 2003


A fuga das galinhas

A fuga das galinhas

A galinha Ginger decide se rebelar contra os proprietários da granja onde vive e, assim, evitar a morte de suas companheiras. Para a grande escapada que salvará suas vidas, as aves contam com a ajuda do galo Rocky.
O que extrair do filme? A comédia retrata o poder do planejamento para que um objetivo se cumpra. Porém, mesmo com a melhor estratégia, algo pode falhar. “Um profissional bem-sucedido é flexível e consegue encontrar alternativas quando o plano original dá errado”, afirma a consultora.
A fuga das galinhas
Gênero: Animação
Diretor: Peter Lord e Nick Park
Ano: 2000


O diabo veste Prada

O diabo veste Prada

A ingênua Andrea é contratada como assistente de Miranda, impiedosa editora de uma revista de moda em Nova York. Aos poucos, descobre que muito jogo de cintura será necessário para se adaptar ao perfil cruel da chefe.
O que extrair do filme? Apesar de toda a acidez de Miranda, a assistente Andrea demonstra profissionalismo e confiabilidade. “A personagem não faz o seu melhor apenas para se dar bem na entrevista de emprego, ela é constante em sua dedicação ao trabalho”, diz Stefania.
O Diabo veste Prada
Gênero: Comédia
Diretor: David Frankel
Ano: 2006


Cena do filme "As cinco pessoas que você encontra no céu"  (Five People Productions Inc. /Hallmark Entertainment)

As cinco pessoas que você encontra no céu

Eddie cuida da segurança de um parque de diversões e morre na tentativa de salvar uma criança de um acidente. Quando desperta no paraíso, encontra cinco pessoas cuja vida ele mudou sem saber.
O que extrair do filme? O drama ilustra o fato de que estamos todos conectados. Muitas vezes não sabemos o impacto que temos sobre as trajetórias uns dos outros - inclusive do ponto de vista profissional. “Isso reitera a importância do networking e das boas relações para o desenvolvimento de uma carreira”, diz a consultora.
As cinco pessoas que você encontra no céu
Gênero: Drama
Diretor: Lloyd Kramer
Ano: 2005


A origem dos guardiões

A origem dos guardiões

Diante da ameaça de que o mal destrua as esperanças e a imaginação das crianças de todo o mundo, Jack Frost descobre seu talento como guardião da infância.
O que extrair do filme? A trama retrata a importância da vocação - e da consciência sobre ela. “Sem investigar seu potencial, você pode desperdiçar  talentos e oportunidades”, afirma Stefania. De acordo com ela, o autoconhecimento é fundamental para quem busca extrair o melhor de suas qualidades.
A origem dos guardiões
Gênero: Animação
Diretor: Peter Ramsey
Ano: 2012


Click

Click

Michael é um workaholic que quase não vê sua família. Um dia, cai em suas mãos um controle mágico que permite “rebobinar” e passar para frente diversos momentos de sua vida, o que traz descobertas sobre o significado de suas escolhas na vida.
O que extrair do filme? A comédia aborda o delicado equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, um dilema muito atual para grande parte dos profissionais. Quando temos muita ambição profissional, corremos o risco de negligenciar outras esferas da vida e de nos arrependermos disso no futuro”, afirma Stefania. Segundo a consultora, a capacidade de gerir prioridades é rara e muito valiosa.
Click
Gênero: Comédia
Diretor: Frank Coraci
Ano: 2006

Fonte: Claudia Gasparine, Revista Exame.com































Nenhum comentário:

Postar um comentário