quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bolsonaro e o Comandante do Exército no Plenário



Ouçamos com atenção o discurso do Comandante do Exército na Câmara dos Deputados, no dia 8 de setembro último. Segue o trecho que considero mais importante.

"Deputado Bolsonaro, no período da década de trinta à década de oitenta do século passado, nesse interregno de cinquenta anos, o Brasil foi um dos países do mundo que mais cresceu. No entanto, ao final desse período, cometemos o erro, a sociedade brasileira cometeu o erro de permitir que a linha de confrontação da Guerra Fria fracionasse a sociedade brasileira. Nós perdemos o sentido de projeto nacional e a ideologia de desenvolvimento. E é urgente que hoje recuperemos essa coesão, esse sentido de projeto e os caminhos de desenvolvimento do país."

A palavra do general pode soar ambígua, talvez permitindo uma interpretação pró-PT de que é necessário a "união nacional para superação da crise". Consideremos que talvez o comandante do Exército não possa falar abertamente o que pensa, incorrendo no risco de ser acusado de insubordinação. Mas no teor geral das palavras e nas entrelinhas do discurso, além do fato de ele dirigir-se expressamente ao deputado Bolsonaro, percebe-se que há uma referência implícita à saída dos militares do governo e a consequente entrega do poder à esquerda, com o advento da Nova República.


Recado dado, Exmo Sr Cmt EB Gen Eduardo Dias Da Costa Villas Boas. Muito nos honra seu pronunciamento e dá-nos a certeza do quão empenhados estão as FFAA em recuperar o sentido de projeto e os caminhos do desenvolvimento do País. Contem conosco, senhores. 

Contem com o povo brasileiro, pois estamos coesos num mesmo sentimento: recuperar o desenvolvimento que lentamente nos foi negado por ideologias que não coabitam o mesmo lugar que o da paz e o da liberdade. 
Poderemos finalmente estar tomando o caminho correto se fizermos tomar forma esse projeto em que todos assumirão ser parte integrante dele. Não seremos apenas meros coadjuvantes de uma nova história. Construiremos um novo Brasil encima de bases sólidas e não sobre castelos de areia, onde qualquer um, com o poder da retórica demagoga o pode tombar. Unidos estamos pelo Brasil, pela família, pela honra e pela bandeira verde, amarelo, azul e branco.

2 comentários:

  1. Perfeita interpretação das entrelinhas. O General mandou o recado. Discurso duríssimo contra o atual governo. Falou com todas as letras que o Brasil está na sarjeta, que isto é culpa nossa por permitir que os sobreviventes do comunismo tomassem conta do Brasil e que só voltaremos a crescer quando nos unirmos e ajudarmos as FFAA colocar nosso país novamente nos trilhos.

    ResponderExcluir