quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Imperadores Romanos Constantino




LUIS HENRIQUE 

Esse filme é ambíguo, com várias contradições e desinformações. 

Primeira: O Imperador Constantino influenciou questões teológicas no concilio de Niceia. Então, o imperador convocou o concilio, como nos conta os documentos e vários registros da época, motivado pelo principio teológico de Ario, que criou o arianismo (questionava a divindade de Cristo). Essa doutrina foi rechaçada no concílio, indo contra o pedido do Imperador, que na sua ignorância a respeito de discussões teológicas, já que era apenas um soldado e estrategista, tinha apenas o interesse de mediar esse conflito.

Os bispos da época, homens com marcas em seus próprios corpos pela brutalidade da perseguição feita por Diocleciano, homens acostumados ao sacrifício e martírio, como Santo Atanásio (que foi perseguido por causa da defesa da fé Católica), certamente não iria permitir alguém influencia-los por medo. 

Segundo: Sendo os cristãos apenas 2% da população e sabendo, como nos conta as pesquisas em antropologia, a total incompatibilidade da doutrina católica com a tradição teológica romana (que levou Santo Agostinho a ridicularizar essa teologia no livro "Cidade de Deus", devido as grandes acusações que caíram em cima da igreja, recorrente a invasão de Alarico ser um castigo de Deus, por causa da doutrina católica) o que leva a pouca aceitação desta em todo povo romano, derruba a tese de oportunismo do Imperador no uso politico da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário