sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Ninguém fez mais pela democracia do que nós, afirma Lula




São Paulo 01/09/2015: Lançamento do portal Memorial da Democracia promovido pelo Instituto Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante o lançamento do Memorial da Democracia, o ex-presidente defendeu que o PT deve voltar às ruas e usando camisa vermelha novamente (Foto: Paulo Pinto/Agencia PT)

Por: Agência PT, em 2 de setembro de 2015 às 12:51:17
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “ninguém fez mais pela democracia” do que os governos do PT. Ao participar do lançamento do Memorial da Democracia, na noite desta terça-feira (1º), o petista alertou também para a “irracionalidade emocional” que domina a pauta dos protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
“Nós temos defeitos, mas ninguém fez mais pela democracia do que nós, na história deste país”, disse, ao lembrar as lutas históricas do PT em defesa da classe trabalhadora. “Sempre que fomos para a rua, fomos reivindicar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, ressaltou.
O ex-presidente criticou ainda parte da oposição que, ao invés de reivindicar mais democracia e participação popular, promovem ataques ao estado democrático de direito.
“Nada é mais sagrado do que a liberdade, e falar de democracia é questão de sobrevivência. Estamos vivendo um momento delicado, o momento da irracionalidade emocional da sociedade brasileira”, declarou o ex-presidente.
Com mais de 2 mil pessoas, o lançamento do Memorial da Democracia, realizado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, reuniu lideranças políticas, sindicais, artistas, intelectuais, pesquisadores e movimentos sociais e estudantis na apresentação da plataforma multimídia que conta a história política e democrática, lembrando as lutas populares do Brasil.
Ao comentar as frequentes manifestações contra o governo Dilma, Lula disse que é preciso entender o motivo das manifestações e que as demonstrações contrárias e favoráveis ao governo fazem parte do processo democrático que vivemos.
“Esse é um direito legítimo. Lembro que Dilma e eu, em campanha, dizíamos que a democracia não é um pacto de silêncio, é a sociedade em movimento, à procura de mais direitos. Aqui todo mundo já xingou alguém e já carregou uma faixa contra alguém”, lembrou.
Entretanto, o petista ressaltou que não se pode aceitar “aqueles que pregam ódio”, vão para as ruas contra conquistas sociais, pedindo a volta dos militares ou disseminando preconceitos. “Contra esses, a gente tem que lutar”, disse.
O ex-presidente Lula ressaltou ainda a importância do acervo do memorial como uma ferramente para que não se deixe esquecer a história e das lutas que fizeram a democracia vencer no Brasil. “O Memorial da Democracia é uma exposição permanente da história das lutas do povo brasileiro e uma ferramente fundamental para combater a irracionalidade emocional que se instalou em parte da sociedade brasileira”, afirmou.
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social durante o governo Lula, Franklin Martins, foi um dos idealizadores do Memorial da Democracia e frisou que o museu virtual é uma plataforma multimídia, que pode ser acessado de diferentes plataformas com acesso a informações em linguagens convergentes porém singulares.
“O museu trabalha com texto, fotografia, desenho, música, cinema, discursos, panfletos, jornais, etc. É uma experiência nova, para um tempo de internet e juventude”, concluiu.
O museu virtual é interativo. É possível fazer contribuições dentro da plataforma, enviando material para aumentar o acervo sobre a luta pela democracia no Brasil.
Acesse o Memorial da Democracia: memorialdademocracia.com.br
Por Gustavo Mello, da Agência PT de Notícias

COMENTÁRIOS DO BLOG:


Se entendi direito deve ser por isso que países com ditaduras se chamam Repúblicas Democráticas Populares.
Tai a democracia dele:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8515.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário