domingo, 8 de novembro de 2015

Historiador documenta 300 anos de Inquisição e perseguição aos judeus em São Paulo

CRISTÃOS-NOVOS EM SÃO PAULO
AUTOR Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
EDITORA Asbrap
QUANTO R$ 50 (480 págs.)
O período da Inquisição em Portugal (1536-1821) deixou marcas e vítimas também no Brasil e, principalmente, em São Paulo onde, ao contrário do que se pensa, aquele tribunal atuou, incluindo aliás visitações do Santo Ofício.
Fizeram-se "fintas" (cobrança de impostos) exclusivas para cristãos-novos e registraram-se ondas de denúncia e caça aos judaizantes. Paulistas e seus parentes, tanto em São Paulo como em outras partes do Brasil e até de Portugal, foram presos pela Inquisição. Alguns acabaram executados ou levados à loucura por não compreenderem o "crime" que tinham praticado, outros morreram por tortura ou por doenças adquiridas pelas condições insalubres dos cárceres.
Tendo por fonte principal os registos e processos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, longamente pesquisados em Portugal e no Brasil até ao início do séc. XIX, Marcelo Meira Amaral Bogaciovas apresenta agora “Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação” onde revela personagens que, no Brasil, sofreram perseguições devido à sua origem de família.
Esta obra aborda, sob uma perspectiva científica, uma realidade datada e muito concreta que fornece dados importantes para a genealogia lusófona. Ao estudo da integração deste grupo social na sociedade paulista e a nobilitação das famílias mais diferenciadas acresce o interesse que o tema só por si suscita.
Graduado e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, pesquisador e paleógrafo com vasta obra publicada que há vários anos acompanhamos, é também fundador e diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP) e um assíduo frequentador dos arquivos portugueses.
Com prefácio de Mary Del Priore, “Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação” foi lançado em 7 de novembro de 2015, durante o "Simpósio sobre a documentação do Tribunal do Santo Ofício: Suporte para a pesquisa genealógica e atribuição de cidadania portuguesa aos descendentes de cristãos-novos".
No Brasil, o livro pode ser adquirido através do e-mail: contato@asbrap.org.br

DIVULGADA LISTA DE SENADORES E DEPUTADOS COM PROCESSOS NO STF

31 agosto, 2015
Confira os nomes dos espertalhões que ajudam a vandalizar os cofres públicos.
A lista dos mais de 130 deputados que no dia 19 de agosto respondiam a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Importante relembrar que dos mais de 500 congressistas acusados de atos criminosos desde a promulgação da Constituição de 1988, somente 16 foram condenados e apenas oito chegaram a cumprir a pena. Em muitos casos, os processos simplesmente prescreveram sem que os ministros do STF tivessem julgado o comportamento dos réus. (clique nos nomes para ver que tipo de bronca eles respondem)

DEPUTADOS FEDERAIS COM PENDÊNCIAS CRIMINAIS
SENADORES COM PENDÊNCIAS NO STF
Fonte: Congresso em Foco